sábado, 23 de outubro de 2010

Obesidade! Você não precisa aguentar esse peso.


A obesidade é uma doença que afeta milhões de brasileiros e tem uma distribuição social desproporcional, com consequências graves à saúde. Segundo levantamento realizado em 2009 pelo Ministério da Saúde, 14% dos brasileiros estão obesos, 51% dos homens estão no sobrepeso contra 42% das mulheres.
Já foi mais do que comprovado cientificamente que a maioria dos obesos não apresenta alterações hormonais, ou seja, não precisam ser tratados apenas por endocrinologistas. É de suma importância a solicitação dos exames laboratoriais e avaliação clínica do médico para que, ao deparar com pacientes que tenham ganho de peso provocado por alterações hormonais, sejam encaminhados ao especialista.
Atualmente os tratamentos disponíveis estão divididos em dois grupos: o tratamento clínico que inclui, mudanças comportamentais e nutricionais, bem como o uso de medicação para auxílio da perda e controle do peso e sua co-morbidez; e os cirúrgicos, geralmente, indicados para os obesos que apresentam falha ou contraindicação dos tratamentos clínicos.
A gordura corporal localizada, principalmente na região abdominal, indica que o paciente está propenso a ter problemas de saúde do que se maior parte da gordura fosse localizada na região das coxas e quadris. As mulheres com a medida da cintura maior que 80cm, e os homens com a medida da cintura maior que 94cm, possuem o risco maior de desenvolver doenças cardiovasculares.
Um dos principais fatores que levam à obesidade é o aumento da ingestão alimentar, e a diminuição do gasto calórico diário. Atualmente, encontra-se um grande aumento de pessoas obesas, o que se deve às facilidades que a vida moderna nos trouxe. Hoje em dia temos um estilo de vida mais sedentário e as refeições passaram a ser feitas rapidamente. Nossa cultura altamente consumista, tem por hábito a ingestão excessiva de alimentos supérfluos como balas, bolachas, salgadinhos e até mesmo nos relacionamentos sociais, happy hours, jantares, e aquela deliciosa pizza.
O que nos resta agora é fugir das inúmeras desculpas de não conseguirmos ter uma alimentação balanceada, e tempo para exercícios físicos ou nos conformarmos com aquele visual pesado que não precisamos aguentar.

Calcule seu IMC IMC= PESO
(Índice de Massa Corporal) ALTURA 2

IMC Classificação
Menor que 18,5 Abaixo do peso
18,5 – 24,9 Peso Normal
25,0 a 29,9 Sobrepeso
30,0 a 34,9 Obesidade grau I
35 a 39,9 Obesidade grau II
Maior que 40 Obesidade grau III

O cálculo padrão é o peso do indivíduo em quilos pelo quadrado de sua altura em metros, mas é preciso levar em conta a raça, etnia, idade, sexo e porcentagem de massa gorda e magra.
Dr.Michel Sales CRM 49811
Graduado pela Faculdade Vale do Rio Verde – UNINCOR – BH
Pós Graduando em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho - BH -
Especializando em Medicina Cirurgia Plástica e Estética pela Universidade Veiga de Almeida – RJ –
Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Cirurgia Plástica e Estética

Nenhum comentário:

Postar um comentário